3 TIPOS DE CASAMENTO: MINI WEDDING – DESTINATION WEDDING – ELOPEMENT WEDDING

Primeiramente, parabéns pela decisão de se unirem e construírem uma vida juntos. Casar e constituir família são decisões que vem do coração e transbordam em atos de amor e cuidados um para com o outro. O casamento é algo especial, concorda? Não importa se já moram juntos ou não, vestir-se de noiva e encontrar o amor de nossas vidas é sonho para quase todas as mulheres do mundo.

Não sei… Tem algo de mágico nesse ritual que nos atrai e nos encanta. Emociono-me sempre que vou a um casamento, sabia? Arrepia até a alma de tanta emoção que sinto. Testemunhar um casal unindo-se com a intensão de ser para sempre é tão lindo, né? Alimenta nossa felicidade. Seja um Mini Wedding ou Destination Wedding ou Elepement Wedding, o que importa é essa sensação boa que deixa na gente, né?

Mas você já observou que as cerimonias de casamento estão de “cara nova”? Antes havia apenas o casamento civil e o tradicional, realizado na igreja. Hoje, são tantos estilos que dá até trabalho para escolher! Vou falar aqui sobre os três estilos que estão mais em alta nos últimos tempos. Aí você já analisa com seu amado, vê qual deles melhor se adequa ao estilo de vida de vocês e faz a melhor escolha!

ELOPEMENT WEDDING

O significado da palavra ELOPE é fugir. Quando recebe o sufixo MENT, se transforma em Fuga. Traduzindo ao “pé da palavra”, ELOPEMENT quer dizer fuga para o casamento. O termo é novo, mas a ação não. Se você conversar com sua avó sobre “fugir pra casar” ela, provavelmente, vai lhe dizer que isso era bem comum no tempo em ela era jovem. Quando os pais não aceitavam o namoro, o casal combinava uma fuga e passavam a morar juntos, obrigando assim os pais aceitarem essa união e realizarem o casamento.

O tempo passou e o “fugidinha para casar” ganhou um nome bonito e uma nova forma de acontecer. Hoje, por escolha dos noivos e não mais por proibição dos pais, o casal seguem sozinhos para o casamento e oficializam a união na presença apenas do celebrante de casamentos.

Leia sobre: União Estável e outras possibilidades

Claro que esse casamento sai bem mais em conta quando comparados aos demais estilos. Mas não apenas pela economia que o ELOPEMENT WEDDING gera, mas também por gosto pessoal, é possível aproveitar pra se casar às escondidas e investir a grana em uma viagem maravilhosa em lua de mel, que acha? Também dá para caprichar no vestido da noiva e no traje do noivo, já que o custo desse enlace estará bem enxuto, né

DESTINATION WEDDING

Esse estilo de casamento é um sonho! Já pensou em viajar para um lugar lindo e realizar o seu “felizes para sempre” lá? Essa é a ideia do Destination Wedding. O casal programa uma viagem, seja para lugares paradisíacos ou aquela cidadezinha simples onde se conheceram, e lá celebram o amor diante de convidados especiais que acompanharam a trajetória deles. Pode ser durante um cruzeiro romântico, que tal?

Leia sobre: Casar em um navio

A princípio, a ideia é que o casal responda por todas as despesas, incluindo festa, passagens e hospedagens dos convidados. Pode ser um estilo de cerimonia que onere bastante no bolso. No entanto, para minimizar essa questão, há algumas alternativas. Se optar por casar em um cruzeiro, por exemplo, a festa pode sair bem mais em conta que em terra firme.

Leia sobre: Lugares Incríveis para Destination Wedding

Outra saída é conversar com os familiares e amigos que estarão presentes para que eles arquem com as despesas com passagens e hospedagem. Aí vocês ficam com o que for tocante à festa e despesas pessoais. Dependendo do grau de intimidade e amizade com os convidados, essa pode ser a melhor alternativa. Assim, é possível realizar o casamento sem um custo tão alto.

MINI WEDDING

Esse segue a linha do tradicional, mas como o nome já diz, é uma versão reduzida de tudo que encontramos em uma festa de casamento à moda clássica. No Mini Wedding a sugetão é que a quantidade de convidados não ultrapasse 80 pessoas, mas há quem considere até 100 convidados.

Particularmente, eu sugiro até 50 pessoas, mas sei que alista de casamento é um “dor de cabeça” para quase todos os casais do Brasil, então faça uma média aí, tá? Mas tenha muito cuidado porque é comum que um Mini Wedding se transforme, rapidinho, em um casamento tradicional porque, se não tiver total atenção à quantidade de convidados… Perde-se o controle e o que era para ser uma celebração intimista, passa a ser um mega evento.

Não é rara as vezes que os casais acabam se desentendendo devido as despesas envolvidas em uma festa de casamento, então minha dica é que, se optarem por um casamento nesse formato, se esforcem ao máximo para se manterem dentro do orçamento pré-estabelecido. Dessa maneira, será possível realizar uma cerimônia linda, intimista, baixo custo e sem discursões pós-festa.

Leia sobre: Case com amor e sem dívidas!

Então é isso amores! Seja qual for o estilo de festa de casamento que escolherem, desejo toda felicidade do mundo pra vocês! Beijão!