COMPRAR VESTIDO DE NOIVA ONLINE: PRÓS E CONTRA

Encontrar o vestido de noiva dos sonhos, aquele que faz as lágrimas rolarem, o coração acelerar, o sorriso ficar tão grande quanto a emoção e que, ainda por cima, não compromete o orçamento, não é tarefa fáceis. Comprar o vestido de noiva online pode ser a solução, mas antes, vamos entender prós e contras, certinho?

Uma possibilidade de conseguir conciliar sonho e preço é a compra online do seu vestido de casamento, mas será que essa alternativa é segura? Muitas mulheres estão cada dia mais (não apenas aqui no Brasil) se tornando adepta dessa modalidade de compras.  Um dos atrativos é o precinho camarada. Mas a decisão não pode se basear apenas nisso, concorda? Se você vai comprar seu vestido de noiva online é avaliar prós e contra dessa ação. Para isso, conte com minha ajuda querida! Vamos lá!

Primeiro, vantagens da compra online!

PREÇO: Economizar é, sem dúvida, a maior motivação de quem se aventura no universo online em busca do look perfeito para o enlace. Na internet, você encontra muito vestido de noiva simples por menos de U$100.  

Nos sites chineses, até visuais trabalhados, com pedraria e no estilo princesa, ficam abaixo dos preços cobrados em lojas físicas brasileiras. Um modelo assim pode sair por menos de R$500 nas páginas de comércio eletrônico da China.

Uma das páginas eletrônicas chinesas mais buscadas pelas noivas brasileiras é a da AliExpress

No geral, nem mesmo com as taxas de chegada ao Brasil, o negócio deixa de ser bom, em relação à maioria das peças encontradas aqui, incluindo os custos de locação.

No entanto, apesar dos impostos altos em nosso país, comparado aos aplicados na China, o mercado brasileiro está se movimentando também. O crescimento da compra online no mercado de casamento brasileiro cresceu muito no último ano, não apenas em sites chineses como também no mercado interno. Cristina Farjallat, diretora de Marketplace do Mercado Livre, disse que o setor cresceu cerca de 140% nas vendas online. Isso pode sinalizar que as noivas brasileiras estão se adaptando a esse tipo de experiência e buscando alinhar gostos a finanças.

Os preços de um vestido de noiva no Brasil dependem da região e do modelo. Por exemplo, a média do aluguel, uma das alternativas mais acessíveis, é de R$2 mil. Um valor que, nos orçamentos enxutos, pode fazer a diferença na organização do evento.

Leia sobre: Comprar ou alugar seu vestido de noiva

FRETE: Outra vantagem é que a maior parte das páginas de venda de produtos chineses não cobra frete, graças a parcerias com as companhias aéreas e marítimas.

VARIEDADE: Há uma quantidade enorme de figurinos, para todos os gostos e bolsos. Enquanto a reclamação frequente entre as futuras esposas que consideram o aluguel é a falta de opção nas casas especializadas, online, a variedade é enorme. A dificuldade aqui é escolher.

ÍTEM PERMANENTE: Comprar o próprio vestido de noiva garante à nubente uma experiência única: ter aquela peça pra sempre, se desejar. Guardar a peça mais importante do seu vestuário pode lhe render emoções ainda mais fortes, sabia? Por exemplo: se você tiver uma filha e ela aceitar casar-se com o mesmo vestido que você usou em seu grande será uma experiência indescritível, certamente.

BÔNUS: Alguns sites oferecem bônus para quem compra online. Você pode receber de brinde o vestido da daminha ou terno do noivo, por exemplo. E segundo pesquisa da Paypal, há outros fatores que pode favorecer a compra online em sites estrangeiros. Veja gráfico:

Tanta coisa boa em comprar o vestido de noiva online, né? Mas espere que nem tudo é um mar de rosas não, viu? Vou falar um pouco sobre as desvantagens de uma escolha assim.

COMPRAR ÀS CEGAS: A compra online é mais desafiadora para quem não abre mão de experimentar uma roupa. Um truque para diminuir o desconforto, e a chance de deslizes, é vestir um modelo parecido em uma loja física, verificando se é adequado para seu corpo e personalidade. No entanto, não há nenhuma garantia que o vestido dos sonhos vai “cair como uma luva” em seu corpo, pois as medidas de referência aplicadas fora do Brasil, muitas vezes, são divergentes.

A falta de um sistema métrico mais internacionalizado tende a atrapalhar a vida de quem importa vestido de noiva da China. Cada companhia do setor têxtil parece contar com uma interpretação própria sobre o significado dos tamanhos.

GATO POR LEBRE: Muitas lojas colocam a foto de um vestido similar, não daquele que a cliente receberá. Às vezes, o tecido, a cor ou o bordado de pedrarias do vestido comprado não é idêntico ao das imagens apresentadas na loja online.

Muita gente se sente arrasada porque recebeu a cópia de um belo vestido confeccionada com material de baixa qualidade ou com péssimo acabamento. Infelizmente, acontece. Para minimizar os riscos, pesquise online sobre o fornecedor para evitar problemas futuros.

PRAZO: Uma das razões da insônia de que compra vestido de casamento de sites orientais é a chegada dele. Normalmente, o prazo de recebimento é fornecido, contudo, pode haver atraso. Há relatos de noivas, na “literatura casamenteira”, que acabem tendo pesadelos por causa disso, sabia? Portanto, se você é bem ansiosa, não aconselho essa opção de compra.

Porém, se você encontrou seu vestido dos sonhos em um site chinês e não quer abrir mão dele, a dica é planejar essa compra com muita, mas muita, muita antecedência, tá? Sugiro, no mínimo, um ano antes da data prevista para a realização da sua cerimônia, pois uma encomenda do exterior pode demorar até seis meses para chegar. Trabalhe com longo prazo e acrescente um tempinho para os ajustes.

DICAS PARA COMPRAR SEU VESTIDO DE NOIVA ONLINE

MEDIDAS: Calcule direitinho as suas curvas e procure converter os números para o sistema predominante no site chinês. Os corpos de asiáticas, europeias e americanas dificilmente lembram os nossos. Focar em tamanhos P, M e G não é suficiente. Na dúvida, encomende uma peça um pouco maior para facilitar os ajustes.

Ah, se for necessário realizar algum ajuste, tenha sempre por perto uma boa costureira para que a alegria de receber o vestidos dos sonhos não se torne na tristeza de perde-lo em virtude de uma má profissional, centinho?

LOJAS CONFIÁVEIS: Como já disse, pesquise a reputação da empresa e dos vendedores. Leia os comentários de outros compradores. Busque indicações em grupos do Facebook, por exemplo.

FOTOS E INFORMAÇÕES EXTRAS: Entre em contato para solicitar as imagens reais da roupa. Tire todas as dúvidas diretamente com a empresa com a qual escolheu comprar seu vestido de noiva. Se não souber a língua do país, não entre em pânico. A maioria das lojas tem um funcionário que se comunica em inglês. E se você não sabe falar inglês… Fique tranquila também. Conte com a ajuda do Tradutor do Google e sane todas as suas dúvidas antes de efetuar a compra, combinado?

PLANO B: Vai que, apesar de todas as precauções, seu modelito importado atrase ou aconteça dele ser extraviado e acabe por não chegar na data esperada? Tenha sempre outro modelo, numa loja física, em mente. Melhor prevenir que remediar.

A alegria de encontrar o que procura parece não caber no peito. Quem acha o vestido de noiva que idealizou sabe do que estou falando. Entretanto, não custa nada tomar alguns cuidados em relação aos sites da China, de outros países ou brasileiro.

Boa sorte e beijo grande!