COMO ESCOLHER O SAPATO DE CASAMENTO?

Como escolher o sapato de casamento? Finalmente seu grande dia está chegando, o vestido já foi escolhido, os preparativos estão indo bem. Consequentemente, tudo será perfeito no dia mais importante de sua vida.

Mas sabia que da mesma forma que o vestido é importante, o sapato da noiva também é?  O sapato de casamento, provavelmente, é uma das principais peças do grande dia, mas parece que as noivas acabam não dando a devida importância a este acessório, né?

Muitas vezes deixam para comprar o sapato de noiva na semana do casamento, porém o ideal é comprar o sapato de noivacerca de três meses antes do casório porque já ter o calçado no começo das provas do vestido vai facilitar sua escolha e adequação mais rápida ao mesmo.

Além disso, lembre-se que você estará por, no mínimo, 5 horas em cima de um salto, ainda mais se esse salto tiver acima de 5 cm.

COMO ESCOLHER O SAPATO DE CASAMENTO
sapato-casamento-noiva

O conforto e a estabilidade dessa peça são, acima de tudo, essenciais para que você esteja plena antes, durante e depois da sua festa.

Agora, vamos escolher o sapato de casamento? Primeiro de tudo, é importante ter em mente o Horário do Casamento

O evento será diurno? Sapato de noiva aberto é como uma luva para essa ocasião.

Leia também: Tipos de Casamento

É importante levar em conta ainda se a cerimônia será na igreja, onde geralmente as noivas preferem sandálias delicadas e românticas. Mas nada impede que, até um scarpin nude, pérola ou branco, possa dar aquele toque especial que você deseja.

Quando a cerimônia religiosa acontece em um salão de festas, você tem a chance de ousar mais! Inclusive pode usar um sapato de noiva colorido porque o horário é bem flexível.

Mas, se o Casamento é à noite,opte por Scarpin, Meia-Pata ou Peep Toe com plataforma. Esse último proporciona maior conforto e estabilidade).

O Peep Toe é coringa e um queridinho de noivas porque se adaptam, praticamente, a todos os padrões de casamento.

Já o Scarpin combina melhor com vestidos mais sóbrios. O formato afinado do bico dá uma pitada extra de elegância e feminilidade ao look da noiva.

O Local da cerimônia e o Biotipo da noiva influenciam na escolha do sapato de casamento, sabia?

  • Casamento no Campo: Ao ar livre, sob a luz do sol e grama, nada melhor do que sapatos com salto largo uma vez que, para caminhar sobre o gramado, segurança é indiscutível.

Aqui, você precisa fugir dos saltos finos. Procure modelos com salto médio e mais espesso, e se gostar, escolha o tipo”Anabela”.

  • Casar na Praia:  A melhor escolha são as sandálias leves e com salto largo-baixo, em sintonia com o vestido e a areia. Uma rasteira bem alinhada é bem-vinda, mas o chamado “pé na areia” também é permitido.

Leia sobre Casamento na Praia

Com relação ao Biotipo da noiva, o sapato precisa “casar”, tanto com o vestido, como o corpo dela.

A tendência entre as baixinhas é abusar do salto alto para compensar a estatura. No entanto, se você não tiver segurança para usar um calçado altíssimo durante todo o evento, reveja sua escolha, tá?  

sapato-casamento-noiva-guianoivas

Além disso, os sapatos brancos, ou em outras cores claras, ratificam a ideia de que a noiva parece mais alta. Evite ao máximo as tonalidades intensas, porque dão, justamente, o efeito contrário.

Se você for mais alta que seu futuro marido, saltos baixos e sapatilhas são uma ótima alternativa, caso não queiram chamar a atenção para a diferença de estatura.

DICA BÔNUS: No mercado, já existe sapatos masculinos com falso salto embutido que favorecem, e muito, ao noivo de estatura baixa ou mediana. Vale a pena investir nessa dica!  

Noivas com silhuetas mais enxutas (Magra ou Curvilínea), normalmente,  precisam de sapato de noiva que não acentue o visual muito esbelto. A sugestão aqui é dar preferência aos de salto médio e largo.

Já as noivas mais “cheinhas” devem se preocupar especialmente com o conforto, investindo em saltos largos e mais baixos.

Bem… Com estas dicas e seu encanto natural, tenho certeza que você vai escolher seu sapato de casamento de forma mais adequada e em tempo mais apropriado.

Beijo grande!

Conheça nosso Instagram