convite-de-casamento-classico-guianoivas

Como escolher o convite? É cada um mais bonito que o outro, né? São tantos modelos, cores, texturas e acabamentos… Escolher o convite não é fácil, mas com minhas dicas de hoje e o seu bom gosto, você resolve isso rapidinho. Bora lá!

O segredo para encontrar o modelo de convite ideal é que ele sempre reflita a personalidade dos noivos e o estilo da festa.

Com isso em mente, você pode pensar nos detalhes e começar sua pesquisa com seis meses antes da cerimônia para que seus parentes e amigos recebam os convites com antecedência de, no mínimo, um mês.

Antes de decidir, imagine uma identidade visual para seu convite. Sim, como fazem nas empresas, com as marcas. É por aí…

identidade-visual-casamento-convite-guainoivas
identidade-visual-casamento-convite-guainoivas

IDENTIDADE VISUAL

Defina o tipo de papel e textura que deseja. Pense em um texto principal, nome dos noivos e estampas. Tudo em harmonia com a paleta de cores do evento que deve ser uma das primeiras coisa a serem resolvidas, tá? Porém, aconselho que evite mix de cores em excesso para que a arte não fique “poluída”, over.  Quanto mais clássico e sóbrio, mais atemporal será seu convite.

A cor clássica e mais eclética utilizada em convites é off White (aquele “branco”  levemente bege, sabe qual é? É uma tonalidade coringa, que serve para todos os tipos de casamento.

Outro ponto que você precisar observar quando for escolher o convite é o tipo de papel. Os papéis perolados geralmente são os queridinhos de eventos de clássicos e tradicionais. Estampados com flores ou coloridos são procurados para concepções mais contemporâneas e os mais rústicos combinam perfeitamente com cerimônias diurnas e menos formais como casamento na praia. E se sua festa tiver essa pegada rústica, aposte em papel kraft liso ou linhão. Vai combinar muito com esse momento!

Leia sobre: Casamento ao ar livre

ESTILO DE CONVITES

Seja qual for o estilo do seu casório (convencional, rústico, bo-ho, moderno…) há sempre um tipo de convite que vai combinar perfeitamente com sua festa.

O convite também serve para indicar a proporção da celebração, ou seja, convites grande e luxuosos rementes à cerimônias de casamento classudas. O padrão 30 X 22, por exemplo, é comumente associado a grandes festas em locais imponentes. Quem recebe um convite destes tem essa sensação de amplitude.

Já os formatos menores passam uma ideia de aconchego e intimismo. Como se os seus convidados estivessem recebendo uma carta especial para dividir com vocês um momento exclusivo. Sinalizam uma festa mais modesta, o que não significa que será menos luxuosa ou especial, tá?

convites-de-casamento-marsala-floral-vermelhobordo-guianoivas
convites-de-casamento-marsala-floral-vermelhobordo-guianoivas

TIPOS DE IMPRESSÃO

  • HMP – o High Metal Print é o famoso alto relevo metalizado, feito em dourado, prata ou cobre. É ótimo para destacar o brasão ou nome dos noivos (o que não impede de ter esse efeito em todo o convite). Esse tipo de impressão diferenciada está, normalmente, associado às cerimônias clássicas.  
  • Hot Stamping – É uma espécie de baixo relevo que permite abusar de tons diferentes e metalizados nos convites de casamentos modernos.
  • Relevo Seco – É o baixo relevo, porém não se utiliza de cor, apenas da pressão no próprio papel. É uma marca, não tem cor; destaca o brasão dos noivos ou cria um desenho sutil. Nada melhor para você que sonha com um convite clean e elegante. Também é conhecido como “Relevo Seco”.
  • Relevo Americano – O versátil e elegante relevo americano é a impressão mais frequente nos convites de casamento. Como não tem brilho, é recomendado para misturar itens metalizados e estampas, criando uma proporção impecável.”.
  • Impressão Digital – Quer adicionar estampas sem anular a sofisticação do convite? A impressão digital é a solução, principalmente para os orçamentos mais enxutos. Se tiver um bom design, fica lindo!
  • Off Set – Aqui não há relevo, mas esta impressão é feita de forma única para manter a vibração e a definição das cores das estampas. É um tipo mais singelo, porém funcional.
  • Serigrafia – Uma alternativa interessante para certos papéis e materiais que não aderem ao relevo americano e à impressão digital. A serigrafia ainda tem a vantagem de possuir um brilho leve, que lembra o verniz, porém é bem limitada. Aplica-se a eventos simples e que possuem baixo orçamento para investir nesse item.
Comprar-convite-de-casamento-Floral

TOQUE EXTRA NO ESTILO

A decoração de um convite é o toque final que pode agregar muito charme e personalidade ao mesmo. Listei algumas sugestões, mas as possibilidades são infindas!

  • Cordão Encerado: combina bem com celebrações campestres, praianas ou rústicas. Use cores adequadas aos detalhes do convite e acrescente um pequeno ramo de flores ou conchas.
  • Fita de Cetim ou Gorgorão: opte por uma cor que combine com o texto do convite. Embora esta fita tenha uma imagem clássica, é utilizada em todas as produções de casamento.
  • Lacres de Cera e/ou Metálicos: são opções para casamento premium (uma linha mais nobre, digamos), sendo a cera mais versátil porque permite personalizar as tonalidades do lacre.
  • Pérolas e Strass: servem de fechamento para convites delicados (e lindos!), além de proporcionarem elegância na medida certa.

Leia também: Como convidar os padrinhos

OUTRAS DICAS

Outra possibilidade, para os noivos mais irreverentes, é o convite de casamento com frases, figuras e elementos divertidos. Tem de tudo: caricaturas do casal, desenhos para colorir, ilustrações que contam a história dos pombinhos… Quando se trata de criatividade, o céu é o limite!

Outra possibilidade para se criar um convite diferente e único é a mistura de estilos que pode resultar em um convite bem autêntico. E como diz o poeta Fernando Pessoa: “Tudo vale a pena. Se a alma não é pequena”.

Crie um “SAVE THE DATE” ou “AGENDE ESSA DATA” para que seus convidados se programem e possam estar presentes à esse evento tão especial.

Com relação à entrega dos convites, comece dois meses antes para os convidados que residem fora da cidade onde acontecerá a cerimônia e até 30 dias para os que moram na mesma cidade.

Boa sorte na escolha!

Beijo grande, e até o próximo post com muito mais!