casacomidaeroupaespalhada_casamento_madrinhas10

Lá vem ela, a noiva, a estrela do dia, deslumbrante, atraindo quase todos os olhares. Como assim “quase”? É que, vira e mexe, uma convidada erra a mão na hora de se vestir para ir a um casamento, e acaba chamando mais atenção do que deveria, por diversas razões e é para evitar situações assim que existe o Dress Code. Mas o que é Dress Code?

Como ninguém nasce sabendo, amore, vem comigo! Este post está cheio de sugestões e Dress Code para você manter a elegância e impressionar, sem tirar o brilho da noiva.

dress-code-casamento
dress-code-casamento

Parabéns para você que está com o “corpo em dia” e fica à vontade ao vestir modelos recortados, curtos e justos. Porém, certas regrinhas não têm a ver com a condição física, concorda?

Para não errar na hora de escolher o look para ir à uma festa de casamento, siga essas dias aqui!

  • Foco no convite! Ele só falta falar… Aquele papel preparado com tanto cuidado traz mais do que charme. Ele contém pistas valiosas, sabia? É importante saber ler seus dados para entender como será o enlace.

Leia também: Como escolher o convite

Aliás, o próprio design dele já indica se é algo mais sofisticado ou descontraído. Modelo de convite maiores, com caligrafia e elementos tradicionais, costumam ser utilizado em cerimônias clássicas. Portanto, vestido longo é o recomendado.

Muitos casais optam por oferecer um manual de estilo no site dos noivos, com orientações sobre as roupas dos convidados, entre outras para evitar garfes por parte dos mesmos.

  • Observe o horário do casório (se é manhã, tarde ou noite). Qual o local (pesquise na internet para checar se é um bufê espaçoso para casamentos ou uma chácara para mini wedding, por exemplo).
  • Se você é tipo #bestfriendforever ou é da família ou tem algum tipo de parentesco com o casal e se sente bem à vontade, talvez queira usar algo muito especial, e com razão. Ainda assim, veja com carinho as duas dicas acima, tá?
  • Casamentos pela manhã tendem a ser mais intimistas e pedem discrição. Por exemplo: vestido midi (na altura dos joelahos) ou saias com blusas bem refinadas caem como uma luva para estas ocasiões. Mas um vestido longo florido de tecido fluído também fica bem e muito elegante. Dê preferência às estampas delicadas ou cores claras. Porém, evite branco. Lembre-se que a noiva é a rainha da vez. Exeto se ela, a noiva, decidi que todos podem usar essa cor.
  • Casamentos à tarde, como normalmente têm a intenção de emendar com a noite para a festa, pense no visual noturno, contudo, sem que ele fique “esquisito” na parte da tarde. Pode ser curto (desde que mais sofisticados), longuetes ou longos simples, sem detalhes chamativos.
dress-code-padrinhos-casamento
dress-code-padrinhos-casamento

As cores podem ser mais escuras, pois a festa entrará pela noite, ainda que isso não seja obrigatório. Por outro lado, tons muito claros nesse horário não são tão indicados. Então, se você não for madrinha, um pretinho básico é bem-vindo.

Leia também: Tipos de Casamento

  • Casamento à noite é a oportunidade perfeita para se jogar na produção, sem desagradar à noiva, claro. Os vestidos das convidadas para uma celebração noturna podem ser longos, longuetes ou curtos, com bordados e pedrarias. Decotes também estão liberados, além de semi-jóias ou jóias mais vistosas.

Leia sobre madrinhas de…

Resumindo, o conjunto de regrinhas sobre a vestimenta de um evento é um código criado para facilitar as escolhas, dar um direcionamento, não para inibir o estilo pessoal ou “engessar” alguém, tá? Funciona como norte. Por exemplo: quando a noiva sugere que as madrinhas usem determinada cor e informando a paleta de cor que será usada no casamento, isso é um tipo de Dress Code.

Entenda que, atender ao que a noiva e seu futuro marido decidiram, na verdade, é uma questão de respeito, educação e demonstração de carinho.

Existem, basicamente, quatro “modos de se vestir” mais utilizados nos casamentos brasileiros, desde o mais clássico ao mais despojado.

  • Black tie – Vestidos longos são obrigatórios para as mulheres enquanto que o smoking é direcionado aos homens.
  • Esporte fino – Vestidos em comprimento midi, pantalonas e saias entre midi e longas para as mulheres. Para os homens, terno e, dependendo do horário, a gravata é opcional. O blazer também é bem-vindo.
  • Social completo – Vestidos longos para elas. Eles devem vestir terno e gravata.
  • Esporte – Peças casuais são permitidas, incluindo jeans e roupas de algodão, em algumas ocasiões, o blazer também figura aqui.

E outra… Atualmente, não existe mais aquela “lei” de salto alto e saia para estar dentro do padrão feminino. Se isso não representar você, há alternativas. Nada impede que a roupa seja uma calça. Ela precisa apenas atender ao protocolo da festa, sempre valorizando a noiva.

Malhas podem funcionar em uma cerimônia informal, mas é necessário que tenham um corte clássico, para você não ficar com jeito de “gente malvestida”.

Dica: Quanto ao vestidinho colado no corpo, decotado, com paetês e fendas generosas, guarde para a balada. Não faltarão elogios para você, certamente. Lembre-se: o mais importante é o bom senso, sempre.

Fora isso, siga o seu estilo e divirta-se! Sentir-se bem é essencial para aproveitar uma ocasião feliz, de confraternização. Não estrague bons momentos com peças que incomodam ou impedem movimentos à liberdade. Conforto e elegância nunca saem de moda.

Beijo grande!